InícioGeralMuseu de Arqueologia da UFMS reabre com acervo sobre os primeiros sul-mato-grossenses

Museu de Arqueologia da UFMS reabre com acervo sobre os primeiros sul-mato-grossenses

O Museu de Arqueologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) reinaugura suas portas nesta terça-feira (30), às 15h. Após meses fechado para mudança e reformulação, o espaço retorna ao atendimento ao público no campus da universidade, apresentando um novo projeto expositivo.

O acervo reúne mais de três décadas de pesquisas arqueológicas realizadas em Mato Grosso do Sul. Criado em 2006 e aberto em 2008, o museu passou por reforma e ganhou um novo design. A transferência para o campus da UFMS marca um novo momento para a instituição, que deixou a antiga sede na Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Destaques:

  • Reinauguração do Museu de Arqueologia da UFMS nesta terça-feira (30).
  • Acervo com mais de 30 anos de pesquisas arqueológicas sul-mato-grossenses.
  • Presença do sítio arqueológico mais antigo do estado, com cerca de 12.600 anos.

O local exibe vestígios que narram a ocupação humana no território sul-mato-grossense. Entre as peças, está o registro do sítio arqueológico mais antigo do Estado, datado de aproximadamente 12,6 mil anos, um marco da presença dos primeiros grupos humanos na região.

A reabertura visa retomar as visitas de estudantes, universitários, turistas e moradores. O museu desempenha, ainda, um papel acadêmico importante, servindo como espaço de pesquisa e formação para estudantes da universidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

EM ALTA