InícioGeralMuseu de Arqueologia da UFMS reabre com acervo histórico sobre os primeiros...

Museu de Arqueologia da UFMS reabre com acervo histórico sobre os primeiros habitantes de MS

O Museu de Arqueologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) será reinaugurado nesta terça-feira (30), às 15h. O espaço retorna ao atendimento ao público após meses fechado para mudança e reformulação. Instalado no campus da universidade, o local apresenta um novo projeto expositivo e um acervo com mais de três décadas de pesquisas arqueológicas realizadas no Estado.

Destaques:

  • Reabertura do Museu de Arqueologia da UFMS com novo espaço e projeto expositivo.
  • Acervo conta com mais de 30 anos de pesquisas arqueológicas em Mato Grosso do Sul.
  • Destaque para o registro do sítio arqueológico mais antigo do Estado, datado de 12,6 mil anos.

O museu, criado em 2006 e aberto em 2008, passou por reforma e ganhou um novo design. A mudança ocorreu no fim do ano passado, quando deixou a sede anterior na Avenida Fernando Corrêa da Costa.

A nova instalação no campus da UFMS marca um novo momento para a instituição. O acervo e a história do museu são fruto de mais de 30 anos de pesquisas arqueológicas no Mato Grosso do Sul. O local reúne vestígios que narram a ocupação humana no território sul-mato-grossense.

Um dos pontos altos do acervo é o registro do sítio arqueológico mais antigo do Estado, com aproximadamente 12,6 mil anos. Esse achado é considerado um marco da presença dos primeiros grupos humanos na região.

Com a reabertura, a expectativa é retomar as visitas de estudantes, universitários, turistas e moradores da Capital. O museu também desempenha um papel acadêmico importante, servindo como espaço de pesquisa, extensão e formação de estudantes da universidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

EM ALTA