Destaques:
- Reunião inédita de juízes com foco em violência doméstica ocorre em MS.
- Evento busca aprimorar atuação jurisdicional e trocar experiências entre profissionais.
- Premiação reconhece unidades judiciárias com ações de proteção a mulheres em situação de violência.
Teve início nesta quinta-feira, 25 de junho, o I Encontro Estadual de Juízes e Juízas com Competência em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O evento reúne magistrados, jornalistas e especialistas para debater estratégias de enfrentamento à violência de gênero e aperfeiçoar a atuação jurisdicional no estado.
A mesa de abertura contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Dorival Renato Pavan; da coordenadora estadual da Mulher, Desa. Sandra Artioli; do diretor-geral da Ejud-MS, Marco André Nogueira Hanson; e da vice-presidente da Amamsul, juíza Tatiana Said.
O presidente Dorival Renato Pavan ressaltou a importância da união de diferentes instituições em prol da proteção da dignidade e da vida das mulheres. O diretor-geral da Ejud-MS, Marco André Nogueira Hanson, apresentou um histórico das capacitações sobre o tema e enfatizou a necessidade de integração e produção de conhecimento baseado em evidências para o combate à violência de gênero.
A coordenadora da Mulher, Sandra Artioli, destacou o objetivo principal do encontro: a troca de experiências e boas práticas entre os profissionais. O evento também incluiu uma palestra voltada a jornalistas sobre a divulgação do tema e seus impactos.
A solenidade de abertura contou com a apresentação da Banda Juliano Varella e a exposição de dados e resultados de programas da Coordenadoria Estadual da Mulher. Houve também a entrega do Prêmio Selo Justiça pela Paz em Casa, que reconhece unidades judiciárias com ações de destaque na proteção a mulheres em situação de violência.
A palestra magna, “Comunicação, dados e enfrentamento da violência contra a mulher”, foi ministrada pelo delegado da Polícia Civil do Distrito Federal, Marcelo Zago Gomes Ferreira.
As atividades prosseguem na Esmagis com painéis sobre gestão e aperfeiçoamento da atuação jurisdicional. Na sexta-feira (26), o encontro abordará grupos temáticos e a apresentação de boas práticas. O evento se encerra com uma plenária deliberativa e a leitura da Carta do I Encontro Estadual, propondo recomendações e diretrizes para o aprimoramento das políticas de enfrentamento à violência contra mulheres em Mato Grosso do Sul.

