O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e o Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo renovaram, nesta quinta-feira (25), um acordo de cooperação técnica. A cerimônia, realizada em São Paulo, formalizou o compartilhamento de informações e o aprimoramento de ações voltadas ao combate de fraudes em vistos e passaportes, além de crimes transnacionais na fronteira do estado com Paraguai e Bolívia.
A renovação se deu através da assinatura de um Memorando de Entendimento, oficializado pelo procurador-geral de Justiça do MPMS, Romão Avila Milhan Junior, e pelo cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Kevin Murakami. O ato contou com a condução do Serviço de Segurança Diplomática do consulado.
Este novo documento reafirma a parceria estratégica iniciada em maio de 2021, com a assinatura de um Memorando de Cooperação Técnica. A colaboração entre o MPMS e o consulado americano, que abrange Mato Grosso do Sul em seu distrito consular, tem como objetivo principal o combate a fraudes documentais e o fortalecimento de metodologias investigativas contra o crime transnacional na faixa de fronteira.
Desde o início da cooperação, foram oferecidos cursos a membros e servidores do MPMS pela Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS). As capacitações abordaram temas como técnicas de entrevista e interrogatório, análise de inteligência, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas e drogas, e detecção de fraudes documentais, utilizando ferramentas e experiências de agências federais de segurança dos Estados Unidos.
A renovação do acordo sublinha o compromisso mútuo com a segurança pública, a proteção da integridade dos sistemas de viagem e o enfrentamento conjunto a organizações criminosas transnacionais que operam na região.

