O Governo de Mato Grosso do Sul decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador Marcelo Miranda Soares, 87 anos. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (23).
Marcelo Miranda faleceu no fim da manhã desta terça em Campo Grande. Ele estava internado há cerca de 20 dias devido a uma pneumonia. Problemas cardíacos e renais também afetavam sua saúde, culminando em falência de órgãos.
Destaques:
- Luto oficial de 3 dias decretado pelo Governo de MS.
- Marcelo Miranda foi prefeito de Campo Grande, governador e senador.
- Trajetória política e legado de contribuição ao desenvolvimento do Estado.
O governador Eduardo Riedel ressaltou a trajetória pública e política de Miranda, engenheiro civil de formação. Miranda foi prefeito de Campo Grande em 1976, nomeado governador de Mato Grosso do Sul entre 1979 e 1980, eleito senador em 1982 e retornou ao governo do Estado por eleição direta, de 1987 a 1990.
O decreto oficial cita “brilhante trajetória profissional e política e o reconhecimento de sua atuação à frente deste Estado por toda a sociedade sul-mato-grossense”.
Em nota, Riedel expressou profundo pesar e destacou o legado deixado por Miranda para a história e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. O governador prestou solidariedade à família e aos sul-mato-grossenses.
O deputado estadual João Henrique Catan, neto de Marcelo Miranda, prestou uma homenagem pessoal, ressaltando a luta do avô até o último momento e seu humor mesmo durante o tratamento de saúde.
O ex-governador Reinaldo Azambuja também lamentou o falecimento, definindo Miranda como uma “importante liderança política” com trajetória marcada por cargos de destaque e contribuição ao desenvolvimento do Estado.
Natural de Uberaba (MG), Marcelo Miranda mudou-se para o estado para trabalhar na construção da barragem de Jupiá. Atuou também no DER, participando da construção de 4.500 km de estradas vicinais. Sua atuação política incluiu a elevação de nove distritos à categoria de município durante sua primeira gestão como governador.
O último cargo público de Marcelo Miranda foi o de superintendente do DNIT em Mato Grosso do Sul, entre 2003 e 2012.

