InícioPoliticaGestão de Pessoas em MS: Encontro Estadual Debate Valorização de Servidores e...

Gestão de Pessoas em MS: Encontro Estadual Debate Valorização de Servidores e Inovação para Serviços Públicos Mais Eficientes

Fortalecendo a Base: O Encontro Estadual de Gestores de Pessoas em Mato Grosso do Sul

A gestão de pessoas no setor público de Mato Grosso do Sul ganhou destaque com a abertura do 5º Encontro de Gestores de Pessoas. O evento, realizado em Campo Grande, reúne profissionais de diversas instituições estaduais com o propósito de aprofundar discussões sobre inovação, liderança, saúde mental e desenvolvimento humano no contexto da administração pública contemporânea. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Administração (SAD) e pela Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), conta com a correalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Sob o tema “Tendências, estratégias e inovação”, a quinta edição do encontro sublinha uma orientação cada vez mais presente na esfera governamental: a compreensão de que o investimento no capital humano é um pilar fundamental para a entrega de serviços públicos mais eficazes, modernos e sintonizados com as expectativas da sociedade. A programação, que se estende por três dias, inclui palestras, painéis e a exposição de experiências bem-sucedidas desenvolvidas por órgãos públicos sul-mato-grossenses, configurando-se como um importante fórum para a modernização da gestão pública no estado.

O desenvolvimento do estado foi colocado como intrinsecamente ligado ao fortalecimento dos servidores públicos. A visão apresentada é que a qualificação contínua dos profissionais aumenta a capacidade de gestão, otimiza a eficiência dos serviços prestados e, consequentemente, impacta positivamente a qualidade de vida da população. Em um cenário de crescimento e transformação do Mato Grosso do Sul, servidores bem preparados, valorizados e comprometidos tornam-se protagonistas na concretização de políticas públicas e na entrega de resultados.

O alinhamento desta iniciativa com as diretrizes estratégicas do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 reforça a prioridade dada ao desenvolvimento dos servidores, à modernização da gestão e à busca por soluções inovadoras na administração pública.

Gestão de Pessoas como Estratégia de Transformação

A área de Gestão de Pessoas, cada vez mais reconhecida por seu papel estratégico, transcende a mera qualificação profissional. Ela é fundamental para o fomento de lideranças, o fortalecimento da cultura organizacional e a criação de ambientes de trabalho mais produtivos, colaborativos e aptos a responder aos desafios futuros. Essa perspectiva considera que a gestão de pessoas é um investimento direto na capacidade do Estado de atender às demandas da população.

Os debates abordam temas cruciais como saúde mental, clima organizacional, inteligência artificial, people analytics, novas abordagens de liderança e bem-estar. A participação de especialistas renomados, tanto em palestras quanto na palestra de encerramento com o tema “O Futuro é Humano”, visa enriquecer a troca de conhecimentos e a proposição de novas estratégias.

Para o Governo do Estado, a qualificação permanente dos servidores é vista como essencial para a manutenção e o avanço das conquistas em áreas vitais como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, assistência social e transformação digital. A premissa é que o maior patrimônio de qualquer instituição reside em seus membros. Investir em conhecimento, inovação, saúde emocional e desenvolvimento humano é, portanto, investir na qualidade dos serviços que chegam ao cidadão, guiando Mato Grosso do Sul em seu percurso de modernização e desenvolvimento, com a valorização das pessoas como eixo central.

MATÉRIAS RELACIONADAS

EM ALTA