Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) quer levar o programa Detranzinho para todo o Estado. A iniciativa visa fortalecer e ampliar as ações de educação para o trânsito destinadas a crianças e adolescentes.
Destaques:
- Projeto de lei na ALEMS propõe expansão do programa Detranzinho para todo o Mato Grosso do Sul.
- O Detranzinho foca em educação de trânsito para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e jovens em projetos sociais.
- O programa busca promover cidadania, respeito e responsabilidade no trânsito de forma lúdica e preventiva.
A proposta é de autoria do deputado estadual Márcio Fernandes (PL). O objetivo é estender para o Estado inteiro o programa Detranzinho, que já é desenvolvido em Campo Grande desde 1999. A iniciativa é prioritariamente para alunos do Ensino Fundamental e também para crianças e adolescentes de organizações sociais.
O Detranzinho tem como meta ensinar sobre trânsito de maneira educativa e preventiva. O programa estimula valores como cidadania, respeito e empatia. Estão previstas atividades como palestras, teatro, jogos e campanhas de conscientização, muitas vezes realizadas na Cidade Escola de Trânsito do Detran-MS.
O programa existe desde 1998 e funciona desde maio de 1999. Ele simula situações reais de trânsito para ensinar comportamentos seguros. São abordados temas como travessia segura, conduta de pedestres e ciclistas, regras de circulação e uso de equipamentos. Também foca em cidadania e meio ambiente.
Na justificativa do projeto, o parlamentar ressalta a importância da educação para o trânsito na formação de cidadãos conscientes e na construção de uma cultura de segurança viária. A proposta destaca os resultados positivos do programa ao longo dos anos e a necessidade de sua institucionalização para garantir continuidade e acesso a futuras gerações.

