InícioGeralEncontro de Gestores de Pessoas em MS Discute Inovação e Estratégias para...

Encontro de Gestores de Pessoas em MS Discute Inovação e Estratégias para a Administração Pública

Entre os dias 22 e 24 de junho, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está sediando o 5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS. O evento, realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, tem como objetivo promover a transformação da Administração Pública por meio do desenvolvimento de seus servidores.

Objetivos e Temática Central

A iniciativa, que chega à sua quinta edição, conta este ano com a correalização do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Sob o tema “Tendências, estratégias e inovação”, o encontro visa fortalecer a atuação dos gestores públicos, ampliar conhecimentos e estimular a adoção de práticas que impulsionem a modernização dos processos e a elevação da qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

A programação inclui palestras, apresentação de casos práticos e momentos de reflexão sobre os desafios contemporâneos na gestão de pessoas. Temas como saúde mental, cultura de pertencimento, liderança, clima organizacional, inteligência artificial, people analytics, bem-estar e estratégias de desenvolvimento para servidores públicos estão em pauta.

Participação e Palestras de Destaque

O Secretário de Estado de Administração, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, ressaltou a importância de posicionar a gestão de pessoas como um pilar estratégico da Administração Pública. Ele enfatizou que o aprimoramento da gestão de pessoas reflete diretamente na capacidade do Estado de qualificar seus servidores, otimizar processos e promover uma administração mais eficiente, integrada e alinhada às demandas sociais e às futuras necessidades do mundo do trabalho.

O evento contará com a participação de palestrantes e especialistas de reconhecimento nacional, além da exposição de experiências bem-sucedidas desenvolvidas por órgãos públicos de Mato Grosso do Sul. Entre os convidados, Dany Suzuki encerrará o encontro com a palestra “O Futuro é Humano”, abordando a transformação da gestão pública. Outros nomes como Izabella Carmargo, Marina Dias, André Mazinni, Vanessa Weber e Renisson Araújo também participarão. Haverá ainda um painel sobre liderança feminina com Ana Carolina Ali, Ana Paula Martins, Luciana Ferreira e Patrícia Sarmento.

Alinhamento Estratégico e Papel Institucional

O encontro está em consonância com as ações estratégicas previstas no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, com foco no desenvolvimento de servidores, modernização da gestão e na busca por soluções inovadoras para a Administração Pública. A Secretaria de Estado de Administração (SAD), por meio de sua Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), tem como atribuição a proposição de políticas estratégicas, supervisão e gerenciamento de ações voltadas à valorização e ao desenvolvimento dos servidores públicos.

A Suged trabalha no fortalecimento de competências e na integração das unidades de gestão de pessoas dos diversos órgãos estaduais, visando preparar a Administração Pública para os desafios futuros. Lea Maria Ribeiro, superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, descreveu o evento como um movimento estratégico para fortalecer a gestão de pessoas no serviço público do estado, promovendo integração, troca de experiências e construção coletiva de caminhos para a evolução dos processos e o desenvolvimento de uma gestão mais inovadora.

Expectativas e Público

Destinado a profissionais da área de Gestão de Pessoas da Administração Pública Estadual, Tribunal de Contas, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, prefeituras do estado e estudantes universitários, o evento tem a expectativa de reunir aproximadamente mil participantes. Na edição de 2025, o encontro registrou 1.300 inscrições e emitiu 1.215 certificados pela Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov-MS), evidenciando a importância da iniciativa para a formação e integração dos profissionais do setor.

O 5º Encontro de Gestores de Pessoas reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com uma gestão pública mais estratégica, inovadora e centrada no desenvolvimento humano.

Serviço

5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS

Data: 22 a 24 de junho de 2026

Abertura: 22 de junho, 13h30.

Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo

MATÉRIAS RELACIONADAS

EM ALTA